Posts recentes

Tags

Nenhum tag.

Enfermagem - Humanização no acolhimento ao idoso




Quando recebemos um novo hóspede não devemos esquecer que aquele indivíduo tem um passado, vive o presente e tem medo do futuro: medo do novo, de abrir mão do seu "Eu", da sua casa, da sua vida.

Algumas vezes, o idoso chega calado, com dificuldade em aceitar a situação a qual familiares e filhos lhe propuseram no momento. Eles não conseguem entender que precisam de ajuda para as necessidades básicas, com os cuidados com a higiene pessoal e alimentação, atividades de rotina e muitas vezes cuidados específicos para sua saúde e bem estar .


A partir deste momento, entra em cena a enfermagem que com o amor, dedicação e zelo recebe este idoso frágil e temeroso, mostrando-o que ainda é um ser que tem muito para viver e a nos ensinar.

Às vezes, a primeira reação desse idoso ao se apresentar é a agressão verbal , em alguns casos, até física. Então, a enfermagem, com todo preparo e respeito, vai conquistando diariamente seu espaço com o mesmo. O medo e a insegurança dão lugar ao amor, carinho, empatia , e nos tornamos uma família.

O tempo e a paciência são, sem dúvidas, os melhores remédios para o acolhimento, e nesse período de pandemia acolhemos com mais intensidade, proporcionando depois de quase um ano de isolamento social, onde muitos dos nossos idosos estão sem convivência com seus familiares, uma rede de proteção que não falta carinho e afeto.


São tempos difíceis, e potencializamos a nossa essência, que é o CUIDAR.

Sempre atentos aos protocolos, rimos e brincamos, festejamos entre nós os aniversários e datas especiais. Também temos dias desafiadores, porém permanecemos firmes para amar e proteger os que convivem conosco e acolher os que vierem aumentar nossa família Chalé da Vovó.




Eu, Ana Paula, enfermeira do Chalé da Vovó, agradeço aos familiares que confiam seus amados idosos aos nossos cuidados! Permaneço à disposição para conversar e esclarecer quaisquer dúvidas.

Meu muito obrigada a todos!


www.chaledavovo.com.br